Algumas crianças entre os dois e os cinco anos têm
dificuldade em falar. Normalmente são problemas ligeiros, que podem ser
evitados ou resolvidos se o pensamento, a audição e a fala forem estimulados
através de jogos. Mas quando as anomalias persistirem, convém verificar o que
está a acontecer.
A comunicação tem inicio logo no momento do
nascimento, mas a capacidade para falar avança progressivamente mês após mês e
ano após ano, até que por volta dos quatro ou cinco anos as crianças já sabem
construir frases com alguma complexidade. Quando o processo se desenvolve
normalmente, a linguagem surge sem esforço e é motivo de satisfação por parte
de todos. Mas, quando aparecem problemas que travam este processo e a criança
comunica com dificuldade, apercebemo-nos da importância que tem para a vida
quotidiana dispor de um bom nível de linguagem.
AS DIFICULDADES
Nalgumas situações, o problema pode afetar unicamente a articulação de alguns sons. Pode dizer "calo" ou "cavo", em vez de "carro".
Também existem algumas crianças que não conseguem
construir adequadamente as frases necessárias para comunicar e a sua linguagem
consiste unicamente em juntar umas quantas palavras, como se se tratasse de um
telegrama. Para se fazerem entender precisam que o olhar e os gestos ajudem o
interlocutor a interpretar a sua precária linguagem.
Há crianças
que se entretêm sozinhas durante horas e que não precisam de trocar informação
com nenhum adulto. Esta situação pode provocar o atraso na aquisição da
linguagem, já que a criança não sente a necessidade de comunicar utilizando as
palavras, embora conheça o seu significado.
DAR TEMPO À CRIANÇA
Quando a
criança está a brincar, é um momento particularmente adequado para os pais lhe
ensinarem novas palavras. Desta forma, irá conhecendo melhor a linguagem e
poderá compor frases com um reportório linguístico cada vez mais especializado.
As crianças devem
frequentar o jardim de infância porque é muito positivo para a aquisição da
linguagem. Conhecer outras crianças e outros adultos fora do âmbito familiar,
implica que a criança necessite de ter um vocabulário cada vez mais completo e
que se exprima claramente para que os outros a entendam.
Se as
crianças revelam pouco interesse em ouvir e parecem distraídas quando se lhes
fala, convém averiguar se existe algum problema de audição.
Para uma criança que está a iniciar o processo de
aprendizagem das palavras, não lhe é fácil pronunciar corretamente todos os
sons. Tem de ir aprendendo como realizar os movimentos necessários com a
língua, lábios e palato, para expulsar o ar pela boca ou pelo nariz e conseguir
emitir sons como os que ouve. Os primeiros sons que pronuncia realiza-os com os
lábios e correspondem a “m”, “p”, “b”. Com esta capacidade em produzir sons e
com o reforço dos adultos sempre que a criança os emite, surgem as primeiras
palavras: “mama”, “papa”, “aba” em vez de “água”, …
O QUE AJUDA A CRIANÇA A FALAR BEM?
- A fala pausada e clara dos adultos que a rodeiam;
- O uso do vocabulário adequado à idade e sem
diminutivos;
- A articulação correta dos adultos para que a
criança possa imitá-los na medida das suas possibilidades, sem a forçar a
repetir quando ainda não conhece todos os sons.
- A substituição das palavras próprias dos bebés
pelas adequadas, evitando que possam ser fixadas pela criança, só porque têm
graça para os adultos;
- Um ambiente sem distrações, como tablet´s ou televisão, para que possa
estar com mais atenção à articulação do adulto;
- Praticar jogos que impliquem onomatopeias para a
criança perceber que os sons emitidos “saem” dos vários órgãos da boca.
PERANTE UMA CRIANÇA QUE GAGUEJA...
Se os pais repararem que o(a) filho(a) está a
passar por “esta etapa”, é fundamental que procurem ter uma atitude
descontraída e que lhe deem o tempo necessário para se exprimir sem fazerem
comentários, nem completarem as frases.
Tudo o que os
pais façam para enriquecer a linguagem e a comunicação do filho, ser-lhe-á útil
no presente e benéfico no futuro.
Sejam
felizes,
PERANTE UMA CRIANÇA QUE GAGUEJA...
Se os pais repararem que o(a) filho(a) está a
passar por “esta etapa”, é fundamental que procurem ter uma atitude
descontraída e que lhe deem o tempo necessário para se exprimir sem fazerem
comentários, nem completarem as frases.
Tudo o que os
pais façam para enriquecer a linguagem e a comunicação do filho, ser-lhe-á útil
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