Com o mês de setembro chega também o início de um novo ano letivo. Muitas novidades, muitos amigos novos e para muitas crianças chega uma nova fase - a fase de adaptação à nova escola e à sua nova rotina.
Todos sabemos que nem sempre as adaptações são fáceis. Cada criança pode ter uma reação diferente consoante a sua forma de ser. Cada criança é um mundo. Para tornar todo este processo mais fácil existem alguns passos que sempre ajudam tanto a criança, como o adulto. Porque muitas das vezes também é necessário ver que os pais estão seguros e confortáveis no momento em que deixam os seus pequenos na creche ou no jardim de infância. Por isso, acaba por ser uma adaptação também para os próprios pais. É necessário fazer com que se sintam em casa. É necessário que façam deste um espaço, um espaço comum para eles, onde sejam felizes todos os dias. Não só em alguns. Por isso, falamos das coisas essenciais agora!
1. Os pais e os educadores são fundamentais para que qualquer criança se integre. Como sabemos a ansiedade começa a surgir tanto nos pais, como nos filhos. Ambos sentem que é uma nova etapa por isso estar presente e falar abertamente de como será um dia a dia passado na creche/jardim de infância é importante. O educador(a) deve falar com os pais e em casa os pais devem fazer exatamente o mesmo, mostrar que a escola terá muitas coisas boas e novas para brincar, para fazer desenhos, para ouvir música e tantas outras coisas. O falar abertamente neste triângulo educadora-pai/mãe-criança é essencial!
2. Trazer o filho/filha para conhecer a escola durante um espaço de tempo é outra forma de ajudá-lo. Dizer-lhe quem será a educadora que estará com ele e se for possível entrar na sala com ele, partilhar o espaço e mostrar que também está ali, que não se vai logo embora.
3. No primeiro dia, e caso seja possível, deixe-o apenas umas horas para que perceba que o pai regressa para o ir buscar e pode lá ficar com ele um pouco, para que ele se sinta seguro, mas tente interferir o menos possível para que ele vai explorando o espaço pouco a pouco. É essencial que o educador/educadora seja calma, tenha tempo para o novo elemento do grupo e possa dar-lhe a atenção redobrada de que este precisa para se sentir em casa e sobretudo para criar uma ligação com quem partilhará muitas horas com ele no espaço sala.
4. Deixe que o seu filho/filha leve o seu brinquedo ou a sua fralda. Esse "amiguinho" fará com que se sinta melhor, é algo que ele já conhece e que gosta bastante. Num processo de adaptação é muito importante, porque acabará por andar com ele pela sala, como se estivesse mais próximo dos pais.
5. Despeça-se do seu filho sem ansiedade, despeça-se como se fosse algo simplesmente normal e mostre que regressará mais tarde para o ir buscar. Ele não o sentirá ansioso e tornar-se-à algo natural para ele. Com o passar dos dias, a naturalidade aumentará.
6. Quando regressar e for para casa fale na escola, pergunte como foi. Se brincou muito, se gostou dos amiguinhos novos. E se conseguir chegar sem que ele o veja, aproveite para vê-lo uns minutos a brincar!
E ao fim de pouco tempo tudo será mais fácil!! As rotinas começam a surgir, as crianças apercebem-se de que os pais voltam todos os dias e que não os deixarão lá. Quanto mais crescidas as crianças são, mais consciência têm, por isso apostar num processo de adaptação enquanto têm 1 a 2 anos pode tornar mais fácil a tarefa, de qualquer forma, e como foi dito no início, cada criança é única! E é natural que os mais pequeninos não compreendam de imediato a saída do pai da sala/da escolinha, mas com o passar da semana ele vai percebendo aos poucos e a adaptação ficará feita!
O truque é ter toda a calma do mundo! Dar todos os miminhos do mundo e estar lá para pais e filhos, todos os dias!
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