A concentração nos nossos Infantes foi desde sempre uma preocupação e um dos fatores sobre o qual trabalhamos diariamente no Parque dos Infantes, a dificuldade em manter as crianças concentradas é uma das maiores preocupações dos pais, professores e educadores em geral.
Infelizmente, os problemas de atenção/concentração nas crianças levam muitas vezes a dificuldades de aprendizagem ou a distúrbios emocionais. Cabe ao adulto agir e proporcionar momentos que favoreçam a concentração.
Seguem alguns concelhos, que na nossa perspetiva, favorecem a atenção e concentração:
1. No silêncio de um lugar
Levem as crianças a visitar locais que exijam concentração e silêncio, como por exemplo, museus e igrejas.
2. Uma coisa de cada vez
Retirem tudo o que possa distrair a criança da tarefa que está a realizar naquele momento.
3. Hora do conto
Contem histórias à criança, de forma expressiva! Nos dias a seguir, relembrem momentos ou partes da história, como por exemplo: nomes das personagens ou acontecimentos. Este exercício permite verificar se a criança estava atenta e estimula a sua capacidade de memorização.
4. Jogos com regras
Recorram a jogos com regras bem definidas, para que as crianças percebam a lógica do jogo ao mesmo tempo que aumentam a sua concentração e competitividade.
5. Jogos de concentração
Joguem jogos como xadrez, puzzles e legos. Estes jogos estimulam a concentração ao mesmo tempo que se envolvem em atividades interessantes.
6. Jogos de palavras
Desafiem as crianças para jogos de palavras. Estes jogos desafiam a criança do ponto de vista cognitivo e ao mesmo tempo aumenta o seu vocabulário.
Devido à agitação do dia-a-dia nem sempre é fácil pôr em prática estas ideias. Mas se a criança sentir que a sua família é organizada e que estimula momentos prazerosos de concentração, será mais fácil estar atenta e tranquila.
Além disso, não só estão a treinar a concentração e a capacidade de memorização, dos seus filhos e as suas também, como estarão a promover o bem-estar familiar e a aprofundarem os laços entre pais e filhos.
Estes são apenas alguns exemplos e sugestões de atividades. Cada família pode criar os seus próprios jogos!
Sem comentários:
Enviar um comentário